sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lembrança de natal

Aqui fica a nossa prenda de natal, que levámos para as nossas casas.

Esta foi uma prenda que levou alguns dias a ser feita, porque foi preciso que secasse.


 Primeiro fizemos o molde da nossa mão com massa de moldar e deixámos secar. De seguida pintámos e tivemos que esperar que secasse outra vez. Quando já estava tudo seco, pusemos uns quantos brilhantes e ficou pronta!


A caixa foi pintada com um rolo e a estrela com os nossos dedos.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Natal

Para que a nossa sala fique com aparência natalícia, usando o plástico de bolhas, pintámos uns pinheirinhos e depois, foram pendurados no tecto da sala.

Encontrámos na nossa despensa estas bolas de natal já antigas, e decidimos dar-lhes uma pintura e assim, nasceram estas belas renas.

Virose mão-pé-boca

O que é a virose mão-pé-boca?
É uma infeção causada por um vírus. A virose tem esse nome, pois a sua característica é a presença de feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e interior da garganta.


Causas
O vírus espalha-se facilmente pela tosse, espirros e saliva, mas também pelo contato com fezes infetadas.


Fatores de risco
Este vírus afeta principalmente crianças, mas também pode atingir adultos.


Sintomas
A infeção leva a sintomas de febre, dor de garganta, erupções de pele, mãos, pés, nádegas e também leva a úlceras na boca, garganta, amígdalas e da língua.
Em alguns casos a criança não apresenta sintomas aparentes.
Se o quadro for mais grave, as lesões podem se transformar em pústulas ou bolhas, que estouram depois de seis dias. Por conta das lesões no fundo da garganta, o paciente também sente dificuldade de engolir líquidos ou alimentos.


Tratamento
É importante oferecer ao paciente muito líquido, de preferência em temperatura baixa, e evitar a ingestão de alimentos muito quentes, ácidos ou condimentados – que podem acentuar as dores na garganta.
Em geral, este vírus desaparece sozinho dentro de cinco e sete dias. 


Prevenção
As crianças com esta infeção são isoladas e impedidas de frequentar a escola especialmente na primeira semana para evitar a propagação.
As crianças em contacto com esta infecção, especialmente em creches, precisam de lavar frequentemente as mãos. É necessário uma limpeza de superfícies após eliminação ou mudança de fraldas e fraldas, antes e depois de comer e após espirrar ou tossir e manipulação de tecidos etc. com a garganta ou descargas nasais.
Brinquedos e superfícies primeiro devem ser lavadas com água e sabão e, em seguida, limpar com uma solução diluída de detergente.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A nossa árvore de natal

Esta é sem dúvida uma árvore de natal diferente e querem saber como foi feita?


Pois bem, cada criança levou para casa um pedaço da árvore, feito em papel cenário, e em conjunto com a família, tinha que decorar esse pedaço com materiais de desperdício.

Ficou bem bonita, não vos parece?

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Outono #2

Aproveitámos as folhas secas que usámos na outra atividade, para fazer uma técnica de pintura. Colámos algumas folhas secas ao papel, e borrifámos com tinta, quando tirávamos as folhas secas do papel, ficava lá a marca, até parecia magia!


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Outono

Usando um rolo de papel higiénico cortado ao meio, e algumas linhas de lã enroladas ao rolo, conseguimos fazer efeitos engraçados.
E foi com esta técnica que decorámos a nossa árvore do outono. 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Explorar elementos de outono


Esta atividade permitiu-nos explorar diversos elementos do outono.

Com estas folhas secas, fizemos uma outra atividade...

sábado, 16 de novembro de 2013

Dia do mar

Para comemorar o dia nacional do mar (16 de Novembro) pedi às famílias que decorassem, em conjunto com as crianças, um peixinho.

Este foi o resultado final:

terça-feira, 5 de novembro de 2013

São Martinho

Uma vez que a aprendizagem se faz em contacto directo com o mundo que nos rodeia, este dia de São Martinho, começou a ser comemorado no início da semana com uma exploração de castanhas e de ouriços. Assim pudemos estimular todos os sentidos!



Utilizámos duas técnicas de pintura para colorir uma castanha e um cartuxo. A castanha foi pintada com um mata-moscas e foi muito divertido! O cartuxo foi carimbado. Ambos os trabalhos foram expostos para que todos os pudessem ver.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dia das bruxas

Para assinalar o dia das bruxas, as crianças da sala Azul, criaram uns monstrinhos através do sopro. Durante esta atividade puderam identificar cores e exercitar o controlo respiratório.


Esses monstrinhos, ganharam "vida" quando eu e a auxiliar lhes pintámos uns olhos e umas bocas engraçadas!

Este dia também ficou marcado, pela vinda da bruxinha boa à sala, que lhes deixou nas cestinhas que eles fizeram uns sugos e umas bolachas. 
 As cestinhas foram feitas, utilizando fundos de garrafas de plástico.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Comunicação com as famílias

Uma forma que eu arranjei de comunicar com as famílias, aprendi num dos estágios que fiz durante a minha formação académica.
Através de um quadro, que está à porta da sala, as famílias conseguem saber, sucintamente, como foi o dia da criança na escola.
Este quadro é na sua maioria preenchido por mim, enquanto educadora, mas também o pode ser preenchido facilmente, pela auxiliar da sala.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia da alimentação

Para comemorar o dia da alimentação ouvimos histórias sobre a alimentação, explorámos frutas e confeccionámos uma quiché.

Para além disso, eu fiz uns cartões com imagens de frutas e de legumes e agora podemos fazer imensos jogos de identificação!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A logística nas refeições

Fiz uma tabela, onde coloquei os nomes de todas as crianças na sala, e que ao longo do ano servirá para tomar nota das suas alergias e dos alimentos que não gostam.
Esta tabela está afixada no refeitório, para que todos os adultos possam ter conhecimento da mesma.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Quadro de aniversários

Para o nosso quadro de aniversários, as crianças fizeram digitinta, rasgaram e colaram papel crepe, sendo que cada uma escolheu as cores, quer da tinta, quer do papel crepe.


Este foi o resultado final. Cada "prenda" tinha a fotografia da criança e o dia do seu aniversário.

Quadro de aniversários

Para o nosso quadro de aniversários, as crianças fizeram digitinta, rasgaram e colaram papel crepe, sendo que cada uma escolheu as cores, quer da tinta, quer do papel crepe.


Este foi o resultado final. Cada "prenda" tinha a fotografia da criança e o dia do seu aniversário.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cabides

Os cabides das crianças ficaram assim. Cada um tem a sua fotografia e o seu nome, para que se possam identificar. Os balões foram feitos com EVA brilhante e as crianças carimbaram com rolhas de cortiça, dentro dos balões.

Cabides

Os cabides das crianças ficaram assim. Cada um tem a sua fotografia e o seu nome, para que se possam identificar. Os balões foram feitos com EVA brilhante e as crianças carimbaram com rolhas de cortiça, dentro dos balões.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vamos trabalhar!


Este ano fui chamada para fazer uma substituição de licença de maternidade. Vou estar a trabalhar com crianças de 2 anos, durante aproximadamente 7 meses.

Estou entusiasmada! Vamos a isso!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Final do ano lectivo


O fim do ano lectivo chegou e para entregar às famílias, eu elaborei o portefólio de cada uma das crianças. Nesse portefólio constavam todos os trabalhos realizados e também algumas anotações sobre o desenvolvimento das crianças.
Foi também feita uma pasta, para cada uma das crianças, onde foram arrumados todos os grandes trabalhos feitos, ao longo deste ano.


Foi feita uma festa final, onde estavam expostas algumas fotografias das crianças e onde estavam as pastas que as famílias levaram para casa.


 Como recordação, eu fiz uns dedoches, que entreguei a todas as crianças.


Chega assim, ao fim, a minha primeira experiência de trabalho! E só posso dizer que ADOREI!!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Álbum de família

Foi pedido às famílias que trouxessem fotografias do núcleo familiar das crianças, para que se pudesse construir um álbum.

Esse álbum foi plastificado, de modo a que as crianças pudessem mexer livremente nele.


Os principais objectivos deste álbum passam pela capacidade das crianças distinguirem e identificarem os seus familiares. Percebi ao longo do tempo, que certas crianças, quando estavam mais agitadas, acalmavam, quando eu lhes dava o álbum para elas explorarem.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Santos Populares

Foram enviados para casa, estes mangericos, que as crianças pintaram, onde a quadra era um convite para a festa final do ano.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dentição #2

 Aqui fica a evolução da dentição das crianças, que ao longo do ano, eu fui registando.


 Este foi um trabalho bastante interessante, pois foi possível ver a evolução das crianças, e perceber que cada criança tem o seu ritmo. E penso que seja algo que as famílias vão gostar de ver no final do ano lectivo.



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dia da criança

Para assinalar o dia da criança, foi dado a cada criança, uma folha branca e lápis de cera e elas puderam fazer o seu 1.º desenho!



 Para além disso, todas as crianças ganharam umas t-shirts, feitas por e para elas! A cabeça é feita com a mão da criança e o corpo é feito, com um molde, e esponjado.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Visão de cores

Com molduras de celofane de várias cores, as crianças puderam brincar um pouco e fazer uma exploração engraçada, através da visão, sobre o mundo que as rodeia.


















domingo, 5 de maio de 2013

sábado, 13 de abril de 2013

Saquinhos de cheiro



Tendo quatro saquinhos com:
  • Canela
  • Alfazema
  • Perfume de homem
  • Manjerico
As crianças puderam sentir diferentes odores.

Explorar revistas


Através da exploração das revistas com as mãos as crianças podem sentir diferentes texturas.
Esta é uma boa atividade para desenvolver a motricidade fina.