quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Balões


"O movimento, o equilíbrio e a posição do seu corpo [do bebé] no espaço são também experiências sensoriais" (Knecht-Boyer, A.brincar com o bebé, 2004, p. 7).

As crianças ao contatarem com os balões estimulam os músculos, ao os tentarem agarrar. esta atividade também está ligada à sensação visual do movimento dos balões, quando os balões lhes fogem das mãos. 

É Natal


O trabalho de natal das crianças do berçário ficou assim!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Árvore de natal




Em parceria com os familiares das crianças da instituição fez-se esta árvore de natal com caixas de ovos vazias.
Posteriormente, cada sala ficou responsável por um adereço. O berçário fez as botas de natal, sendo que as crianças, com o dedo, deram cor ao vermelho da bota.

Lembrança de natal


Para assinalar o natal, o berçário realizou uns saquinhos com bolachas natalícias. Fez-se o contorno das mãos das crianças e criou-se um pai-natal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Quadro dos recados


De forma a comunicar com os encarregados de educação das crianças, construiu-se um quadro dos recados.
O quadro foi construído com "fraldas" em feltro e depois coladas fotografias de cada criança, de modo a indicar a quem pertencia cada fralda.
Assim, a comunicação é feita, colocando um papel dentro da fralda e o adulto quando chega para buscar a criança recolhe o seu papel.

Este foi o molde utilizado.

Coroa de natal


Colocado à porta da sala está uma coroa de natal, feito com as mãos de todas as das crianças, para desejar boas festas a todos os que por ali passam.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Plástico de bolhas


Através do plástico de bolhas os bebés conseguem ter imensa diversão, não só pela sua textura mas também pelo som emitido quando uma bolha rebenta.

"O tacto constitui uma parte vital da capacidade do bebé para compreender o mundo"  Knecht-Boyer, A.brincar com o bebé. p. 92).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolas de sabão


Usar bolas de sabão em berçário é uma oportunidade para que os bebés tenham uma experiência sensorial, diferente das do seu quotidiano.
Através das bolas de sabão, os bebés são estimuladas a coordenar a visão e o tacto, isto é importante, pois  "no primeiro ano de vida, o bebé aprende a explorar-sr a si próprio e ao mundo que o rodeia através da utilização simultânea dos seus sentidos e movimentos" (Knecht-Boyer, A. brincar com o bebé. pp.6-7).