terça-feira, 24 de março de 2020

Trabalho de projeto - "Porque caem os nossos dentes?"

FASE I - Definição do problema

Após cair um dente a uma criança da nossa sala, surgiram algumas conversas sobre este assunto e inclusive alguns desenhos.


 

FASE II - Planificação e desenvolvimento do trabalho

Teias iniciais



FASE III - Execução

Leitura de uma história

 Recolha de informação em família
 

Recorte e colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis
  

Pintura livre com escova de dentes 

  

Construção de uma boca de criança e de uma boca de adulto
 

Simetria dos dentes 

 

Desenho feito em sala para executar uma fada dos dentes em família


 Palavras começadas com a letra "D"


Jogo de consciência fonológica


 Experiência que simula a importância da lavagem dos dentes


FASE IV - Resultados e produtos/ Divulgação/ Avaliação

Fora feitos convites e entregues em todas as salas para que todos os grupos pudessem vir à nossa sala, onde foi feita a apresentação, a pares do projeto.


As famílias foram tendo acesso ao projeto via plataforma digital.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Trabalho de projeto - "Há pintores famosos não há?"

FASE I - Definição do problema

A nossa escola encontra-se neste momento com algumas obras, como resultado disso, as crianças mostram a sua curiosidade pelo que está a ser feito e pelas alterações que irão ocorrer.
Numa destas manhãs, o grupo mostrou interesse pelos pintores que estavam do lado de fora da nossa sala. Neste sentido surgiu a pergunta: "Há pintores famosos não há?" e assim surgiu um novo projeto.

FASE II - Planificação e desenvolvimento do trabalho

Teias iniciais


FASE III - Execução

Pesquisa

 
 Pintar ao som da música lenta e rápida


Rimas



Ida ao Museu Coleção Berardo


 Identificação da origem dos pintores


 Recriar obras de arte

 Damien Hirst


Kandinsky


 Mondrian

 
  Picasso


 FASE IV - Resultados e produtos/ Divulgação/ Avaliação

A avaliação do projeto deu-se por três fases:
- Com as crianças foi sendo realizada ao longo de todo o projeto, sendo que no final foi feito uma espécie de questionário para apurar os conhecimentos.
- Com as famílias, foi realizado uma reunião geral de pais, e houve espaço para que todos pudessem dar as suas contribuições e os seus pareceres.
- E eu também pude fazer a minha avaliação.

O projeto foi apresentado via uma plataforma digital para todas as famílias terem acesso.